sexta-feira, 6 de julho de 2012

Jalai ed-Din Rumi

Jalai ed-Din Rumi
Sílvia Mota a Poeta e Escritora do Amor e da Paz
 

O poeta persa e místico sufi Rumi Jalai ed-Din (30 de setembro de 1207 — 17 de setembro de 1273) foi um poeta lírico, jurista e teólogo sufi persa brilhante, que fundou sua própria ordem religiosa, a Mevlevi. Seu nome significa literalmente "Majestade da Religião"; Jalal significa "majestade" e Din significa "religião". Rumi é, também, um nome descritivo cujo significado é "o romano", pois ele viveu grande parte da sua vida na Anatólia, que era parte do Império Bizantino dois séculos antes.

O ponto máximo de todo o pensamento Sufi foi alcançado no pensamento de Jalal ed-Din Rumi, nascido em Balkh, na aldeia de Wakhsh, atualmente na província de Khatlon do Tadjiquistão. A região estava, nessa época, sob a esfera de influência da região de Khorasan e era parte do Império Khwarezmio. Na mais tenra idade migrou para Konya, na Ásia Menor com seu pai, fugindo do invasor mongol histórico, Genghis Khan. Nesta viagem, na cidade de Nishapur a Rumi jovem foi apresentado ao velho e famoso poeta Attar, que, segundo a lenda, anteviu a grandeza do seu futuro e deu-lhe o seu “Livro dos Segredos”. Então, Rumi e seu pai viajaram por Baghdad, Mecca, Damascus e Erzincan, finalmente atinfindo Konya, cerca de 1226 ou 1227, onde residiu a maior parte da sua vida. Seu pai foi nomeado para um alto cargo no império dos Seljuks de Rum. Rumi herdou este cargo em 1231, quando seu pai morreu. Desta forma, Rumi era um homem de posses e poderia dedicar seus esforços para campos mais esotéricos.

Inspiração religiosa

O evento que teve a maior influência sobre a vida intelectual e moral de Rumi foi seu encontro com o místico Sufi Shams ed-Din Tabrizi. Este, no curso das suas peregrinações, visitou Konya e inspirou Rumi com fervor religioso. Como resultado desta amizade, Rumi dedicou grande parte de seus escritos ao sufi errante. Devido a isso também, Rumi fundou a ordem dos dervixes Mevlevi - os dervixes dançantes. A característica única desta ordem era que, ao contrário do geral prática muçulmana, Rumi deu um lugar considerável para música (o tambor e cana) nas cerimônias.

A principal obra de Rumi é a sua Mathnawi maciça. Esta obra é um compêndio de poemas, contos, histórias e reflexões - todos feitos para ilustrar a doutrina Sufi, o resultado de 40 anos de trabalho de Rumi. Ele também escreveu um curto Diwan e um tratado em prosa, intitulado Fihi Ma Fihi (Nele o Que Estiver Nele).

Na história da mística universal dificilmente encontramos poemas de amor com tal imediatez, sensibilidade e paixão que aqueles escritos por Rumi. Num poema de Rubai-yat canta: "Tu, único sol, vem! Sem Ti as flores murcham, vem!. Sem Ti o mundo não é senão pó e cinza. Este banquete e esta alegria, sem Ti, são totalmente vazios, vem!".

Destaco outro poema, talvez o mais belo, segundo a crítica, por sua densidade amorosa, constante no Rubai’yat: "O teu amor veio até meu coração e partiu feliz. Depois retornou, vestiu a veste do amor, mas mais uma vez foi embora. Timidamente lhe supliquei que ficasse comigo ao menos por alguns dias. Ele se sentou junto a mim e se esqueceu de partir."

Rumi era um poeta de primeira categoria, de linguagem simples e coloquial. Seus contos possuíam diversas qualidades: variedade e originalidade, dignidade e pitoresca aprendizagem, e charme, profundidade de sentimento e pensamento. A obra Mathnawi é sem dúvida desarticulada, as histórias se sucedem sem uma ordem aparente. Mas é repleta de inspiração lírica. Cada conto pequeno pode ser lido separadamente, e não se pode deixar de ficar impressionado com a sua concisão.

Como filósofo, Rumi é menos original do que como poeta. Seu assunto é o Sufismo, que expressa com entusiasmo brilhante, mas não o expõe sistematicamente. Por outro lado, o fervor lírico parece correr desenfreado. Pode-se dizer que, assim como Ibn Arabi resumido e reunido em um único sistema tudo o que havia sido dito sobre o misticismo em árabe antes dele, assim Rumi em seu famoso livro Mathnavi vem mais próximo a isso em persa.

Tal como acontece com outros poetas sufis, muitas ideias neoplatônicas abundam pelos escritos de Rumi. Ligações ao misticismo cristão também são encontrados. Mas, em última análise, Rumi era um muçulmano de interesse muito especial. Filantrópico e fortemente emocional, seus escritos parecem facilmente se encaixar com a emoção da dança dos dervixes rodopiantes.

Morte

Morreu em 1273. Foi enterrado em Konya e seu túmulo tornou-se um lugar de peregrinação. Após sua morte, seus seguidores e seu filho Sultan Walad fundaram a Ordem Sufi Mawlawīyah, também conhecida como ordem dos dervishes girantes, famosos por sua dança sufi conhecida como cerimônia sema.

Referências

ENCYCLOPEDIA OF WORLD BIOGRAPHY. Jalai ed-Din Rumi.

WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jalal_ad-Din_Muhammad_Rumi

Sílvia Mota a Poeta e Escritora do Amor e da Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário